quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Soon

Um dos meus livros preferidos, Small Pieces Loosely Joined, fala sobre como a internet mudou a nossa percepção das coisas, inclusive coisas do mundo físico, como tempo e distância.

Definitivamente tempo e distância não é a mais a mesma coisa.

Hoje, eu acho que tudo, independente de onde, acontece aqui. Conscientemente eu sei que não é aqui, em SP, mas é aqui, onde estou e, como estou aqui, no meu computador, eu praticamente não estou em São Paulo. Fico me preocupando mais com o que acontece em lugares em que nunca estive ou onde eu gostaria estar do que com o que acontece aqui.

Mas acho que pior de tudo mesmo é o tempo. Eu, que já sou ansiosa por natureza, todo imediatismo é pouco. Um instante esperado é um instante perdido que jamais voltará.

A internet fez de nós, seres internéticos, escravos do agora. Quanto mais tempo por dia você passa on-line, menor fica a distância entre o agora e o daqui a pouco. O ´Já te mando´ não é mais um dia. ´Já´ é no máximo daqui 1 hora.

Conscientemente, tento não usar os mesmos pesos e medidas pra pessoas offline (pessoas offline? você conhece pessoas offline? eu acho que só conheço pessoa offline - 1 pessoa), mas é um exercício meio FAIL da minha parte.

Normalmente, pra mim, "soon" é no máximo meio período. Tento ser razoável e pensar que "soon" pode ser 24h. Mas quando GMail fala pra mim "2 days ago" a minha impressão é que o mundo va acabar... SOON.

very soon.

your feet in the air and your head on the ground

Um comentário:

Celta disse...

Te entendo. Ando vivendo algo com uma pessoa tão offline que nunca carrega os créditos nem do celular... nunca tenho resposta para as minhas mensagens... ao menos não em menos de dois dias...