quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Caçada

Não conheço seu nome ou paradeiro
Adivinho seu rastro e cheiro


Disse outro dia a Dadivosa que ´vão se os amores, ficam os sabores´.

Ela tem toda razão, mas além dos sabores tem também os cheiros.

Eu tenho uma memória olfativa deveras impressionante. O que me falta de habilidade para recriar os cheiros com a minha imaginação, sobra na capacidade de me sentir novamente naquele dia, hora e local se sentir aquele mesmo cheiro novamente.

Tenho isso desde criança. O cheiro da casa da minha Vó Elza. Sempre que sinto novamente é como se eu fosse criança novamente. Lembro do cheiro da Disney World, cheiro de sonho infantil realizado. Acho que o primeiro grande sonho realizado que me lembro.

Polo Sport. Cheiro de menino bonito. Quando eu tinha 13, 14 anos, todo menino bonito usava Polo Sport.

Angel, Thierry Mugler, tem cheiro de angústia. Das brabas. Não posso sentir que passo mal.

Loção de barba Clarins tem cheiro de conforto, de amor suave, de manhã de sol, com uma ponta de angústia. Tem cheiro de segredo também.

Amo cheiro de frutas. Há quem não goste de cheiros doces. Mas os doces e os verdes são meus preferidos. Estão nos meus sabonetes, nos meus hidratantes... Eu adoro ´coisas de banho´.

Melancia tem cheiro de paixão nova. Laranja tem cheiro de amor, de Teresópolis, de felicidade sem limites. Tem cheiro de primavera na Espanha também.

Cereja fresca tem cheiro de Londres.

Pêra tem cheiro de recomeço. De coisas novas e frescas.

Cheiro é uma coisa impressionante. Sai das pessoas e fica nas suas mãos, nos cabelos, nos travesseiros, nas toalhas. E fica pra sempre na memória e na imaginação.

7 comentários:

Xianey disse...

Polo Sport até hoje me dá ansia de vomito. Eita perfume nojento! O primeiro cara que eu beijei usava isso. Eu não gostei do meu primeiro beijo e um dos motivos foi o perfume. ahahahahha

Anônimo disse...

Vê o que penso disso.

Srta.T disse...

Ah, eu adoro cheiro de jasmim. Traz lembranças tristes, mas tô tentando apagá-las vinculando o cheiro a coisas boas. Gosto de cheiro de flor, todas elas.

Miss Celânea disse...

mas vc é um flô, palita!

assim como eu sou uma fruta! :D

Anônimo disse...

cheiro de menino bonito na adolescência era de Stiletto e de Quasar.
Eu gosto de perfume doce no vidro, quando pessoas tomam banho de vinólia geralmente eu nauseio.
Cheiros amadeirados e um pouco cítricos são delicinhas olfativas.
:-)

imaginação ativa disse...

Nossa, tenho muito isso de cheiro também. Volta e meia estou andando na rua e passa alguém com um perfume que me leva pra longe, pra outro país, ou pra infância como vc falou. Adoro.

bettyblue disse...

na minha época, os meninos bonitos usavam stiletto. e inamoratta era o cheiro que eu tinha quando ia pras festinhas dançar música lenta com esses meninos.