sexta-feira, 20 de junho de 2008

Comida tailandesa típicamente brasileira

Thai bom é thai xexelento. E esse era.

Acho muita pagação indiano e thai no Brasil ser restaurante chic. Chic? Enfim...

Dava pra ver que no bar estava o pai (ou tio). Nas mesas estavam os filhos e, provavelmente, sobrinhos. O que me servia devia ter uns 19, 20 anos. Disperso como é de se esperar. Lá veio aquela água cheia de gelo e rodelinhas de lima.

Pedi pato. Pato num molhinho com algumas ervas e uma tal raiz que eu não conhecia. Arroz de jasmim. Aquela coisa boa.

Pato é pato, em qualquer lugar, mas o molho... Adormecia a boca.

"Será que eu tô comendo pato no tucupi?" Não. Tucupi eu sei como é. É amarelo porque é feito com mandioca braba, e esse era vermelho. Só faltava eu estar comendo uma especializada da cozinha paraense num thai xexelento na Califa, né?

Bom... Vamos para a sobremesa: Banana Flamé. A expectativa era comer sorvete de côco com banana sabe-se lá como. Considerei assada, flambada, frita... Mas não era nada disso.

Banana Flamé

Os pedacinhos de banana vinham dentro de uma massinha de rolinho primavera, fritinha, bem sequinha. Agora, o sorvete...

O sorvete era ótimo, de côco, com côco queimadinho em cima e tal. Mas tinah também algo dentro do sorvete. Era uma fruta, isso eu tinha certeza. Esse sabor me é familiar mas a textura tornava impossível identificá-la.

Comi mais um pouco e nada de ter um estalo. Talvez fosse a temperatura. Muito gelado, misturado no sorvete...

Quase no final, desisti. Chamei o garçom. "Amico, que é isso amarelo no sorvete, hein?" Ele fez cara de puzzle e saiu. Trouxe da cozinha um mais velho, de bigodinho de mafioso e inglês sofrível. Com toda a boa vontade do mundo, sorrindo, ele olhou no meu prato e respondeu. Deus que palavra é essa que esse moço tá falando? Diante da minha cara de puzzle, ele começou a fazer a "mímica da fruta": indicou o tamanho, disse que era verde e tinha uma textura na casca.

Dava pra ter matado aí, mas acho que a experiência de ver o thai fazendo aquela mímica e traumatizou.

Voltei pro hotel. Comecei a jogar no Google Images tudo que poderia se parecer com "djackye flu". Jamais achei que teria isso na Tailândia. Vivendo e aprendendo.

Nenhum comentário: