segunda-feira, 7 de julho de 2008

Screwtape Letters


Terminei de ler Screwtape Letters, do CS Lewis.

Acho que foi o livro que li mais rápido nos últimos anos. Provavelmente só perde perde pro Great Divorce, do mesmo autor, mas esse foi há uns 4, já...

Dele, com certeza é o que me identifiquei mais. Fala muito sobre coisas que eu conheço bem, concordo, acredito, mas dou um duro danado pra conseguir contornar. E na maioria das vezes falho.

Aí, ontem eu comecei a ler The problem of pain, e no prefácio ele fala algo muito parecido com o que senti sobre o Letters. Ele conta que antes de começar a escrever o livro, ele tentou convencer o editor a lançar o livro anonimamente, porque ele sabia que estava prestes a escrever coisas nas quais ele acredita, mas não consegue cumprir...

Acho que essa é a história da vida: você dá um duro danado pra enterder algumas coisa, e quando entende, não consegue viver da maneira certa.

Viver é um esforço muito inútil.


Ainda bem que acaba logo.

Nenhum comentário: